Roberto Carlos é sem dúvida um dos maiores jogadores de futebol de todos os tempos. Esse cara tinha tudo: habilidades que deixariam seu queixo caído, velocidade que poderia deixá-lo comendo poeira e precisão que deixaria um atirador de elite com inveja. Ele deixou uma grande marca no mundo do futebol, desde o explosivo pé esquerdo até as impressionantes cobranças de falta.
Agora pessoal, preparem-se para um passeio selvagem enquanto mergulhamos em 14 fatos fascinantes sobre Roberto Carlos. Essas pequenas pepitas mostrarão seu talento e revelarão alguns aspectos menos conhecidos de sua vida.
Roberto Carlos foi batizado por seu pai em homenagem ao querido cantor e compositor africano Roberto Carlos Braga, conhecido como o “Rei da Música Latino-Americana”. O pai do futuro futebolista foi um grande apoiante do trabalho do Braga. Por sua base, o “rei” ainda recebeu um prestigiado prêmio Grammy.
Roberto Carlos nasceu em uma família humilde. Quando iniciou a carreira profissional, em 1988, tinha o sonho de comprar do pai. Ele estabeleceu esse objetivo para si mesmo e decidiu alcançá-lo com a ajuda da perna de touro. E adivinha? Em 1992, ele encaixou vidro, dando vida a esse sonho e a um chalé aconchegante. Seu pai, Oscar Silva, estava nas nuvens e eles ainda moram em Cordaópolis.
Todos conhecemos Roberto Carlos pelos seus golpes poderosos. Este dínamo brasileiro deteve por muito tempo o recorde mundial com velocidade de 198 km/h! Este recorde só foi quebrado uma vez pelo jogador alemão Lukas Podolski no Campeonato Mundial de 2010 (201 km/h). Carlos bateu forte com o pé de fora, tornando a trajetória da bola incrivelmente imprevisível.
Roberto Carlos tinha uma bela tradição de dar duas camisas, aquelas que usou durante a partida, aos jogadores que o abordassem primeiro. Ele também tinha três camisas extras reservadas para quem entrasse no vestiário após o jogo. Roberto geralmente pagava ele mesmo os souvenirs, já que muitos grandes clubes têm um número limitado de camisas disponíveis por temporada.
O jogador de futebol instalou-se na casa de várias escolas de futebol, onde todos os jogadores podem jogar gratuitamente. Carlos resume assim a sua atitude perante a vida: “Quando vejo parte de E nos olhos das minhas filhas, lembro-me da minha infância triste. Sempre sinto a necessidade de fazer algo pelas crianças carentes.”
O atleta brasileiro era famoso por sua velocidade relâmpago. Apesar de sua altura modesta, ele correu os 100 metros rasos em menos de 11 segundos. Fale sobre rodas impressionantes!
Roberto Carlos nasceu em uma família humilde. Quando iniciou a carreira profissional, em 1988, tinha o sonho de comprar uma casa para o pai. Ele estabeleceu esse objetivo para si mesmo e prometeu alcançá-lo através do poder do futebol. E adivinha? Em 1992, ele realizou esse sonho ao adquirir uma casinha aconchegante. Seu pai, Oscar Silva, estava nas nuvens e desde então vivem felizes em Cordeiropolis.